logo
Museu - Peter Café Sport

Scrimshaw Museu

separador_museu

O museu de Scrimshaw do “Peter” nasceu em 1986 e é hoje um local de visita obrigatória para todos os que procuram conhecer a verdadeira história do Faial. A sua importância é largamente reconhecida na medida em que lá se preserva, através das peças em exposição, o testemunho e a memória dessa grande aventura que foi a caça à baleia, principalmente nas ilhas do Faial e Pico.

Está ainda exposta uma das maiores e mais belas colecções do mundo de Scrimshaw: a antiga arte conseguida através do processo de gravura e escultura nos dentes e ossos dos cachalotes capturados em alto mar. Esta práctica nasceu a bordo das baleeiras de Nova Inglaterra e foi aperfeiçoada pelos mares dos Açores. As peças de melhor realização foram guardadas, estimadas e passadas de geração em geração pela família Peter, até chegarem ao nosso museu.

O que podemos encontrar no museu?

SCRIMSHAW 01

No nosso museu contamos com uma das maiores e mais belas colecções de Scrimshaw do mundo – a antiga arte de gravar ilustrações no marfim dos dentes dos cachalotes.

02 FOTOGRAFIAS

A história da ilha pelas lentes de quem a viveu de perto. Fizemos o registo fotográfico de alguns dos episódios mais marcantes do Faial – incluindo a aparição de Neptuno num dia de tempestade.

QUADROS 03

Algumas das prácticas e acontecimentos mais emblemáticos da ilha foram imortalizados por grandes artistas. Tem a oportunidade de os reviver nos quadros pendurados pelas paredes do nosso museu.

04 TESTEMUNHOS

Guardámos cuidadosamente os documentos com as palavras que nos dirigiram desde que abrimos a nossa casa – proferidas por amigos próximos ou pela imprensa nacional e internacional.

barril
Receba as nossas newsletters
Mantenha-se atualizado
[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder
logo-sem-fundo

Telefone
+351 292 292 327

Morada
Rua José Azevedo (Peter), Nº 9
Horta, Portugal